Para os profissionais da área, a reencarnação e a existência humana após a morte são a única tese capaz de explicar efeitos físicos e psíquicos que pacientes expressam durante sessões hipnóticas.
Terapia de vidas passadas (TVP) é uma abordagem terapêutica fundamentada na hipótese do renascimento sucessivo, mais conhecida como reencarnação, que se utiliza de técnicas semelhantes às da hipnose regressiva: o relaxamento, a concentração e a visualização criativa. Seu objetivo é percorrer o passado dos pacientes, nessa vida ou em outras supostas existências passadas, por meio da indução a um estado alterado de consciência, a fim de encontrar a causa ou pretende traumas, bloqueios, conflitos, dores, enfermidades, transtornos, distúrbios, obsessões, compulsões, ansiedades e fobias.
Para se submeter a terapia não e preciso que a paciente creia e nem tenha qualquer inclinação em aceitar o fenômeno, já que o renascimento sucessivo é tido pelos profissionais da área unicamente como possibilidade mais provável para explicar as manifestações físicas e emocionais produzidas durante a regressão de memória. No primeiro caso estão o choro, formigamento pelo corpo, ondas de calor, sudorese, taquicardia, e, no segundo, angústia, medo, raiva, nojo, desespero, inquietação etc.
Enfim, o tratamento só oferece risco de for realizado por profissionais despreparados e inexperientes, e em um indivíduo do grupo de risco – cardíacos, grávidas, epiléticos, pessoas com pressão alta, esquizofrênicos e pré-psicoticos. Durante o procedimento, o paciente fica consciente, se recorda de todos os dados e não fica subjugado a autoridade de quem o aplica. O objetivo da técnica é sempre terapêutico.
Fonte: Revista UFO 192