Autor: Site Planeta Maldek Tradução: Rafael Barros
No topo de uma montanha nos territórios elevados do Peru, existe uma «cidade de gigantes» de acordo com antigas lendas locais narradas de geração em geração.
Yaino é um sítio arqueológico do Peru. Encontra-se na região de Ancash, província Pomabanba, distrito de Huayllan. É um assentamento no topo de uma colina que se considera a evidência mais importante da chamada cultura Recuay na Região Ancash.
As construções de pedra de Yaino estão situadas a uns 17 km ao sul de Pomabamba a uma altura de mais de 4.000 metros, na encosta norte de Pañahirka (Pañajirca).
Cidades nas nuvens
Yaino é o sítio Recuay mais conhecido e se descreve melhor como uma cidade fortificada no topo de uma colina. A área da cidade é de aproximadamente 25 hectares (há) em seu centro. Se as defesas, currais e terraços associados forem levados em conta, a área ultrapassa 105 ha.
O setor central está delimitado por muros perimetrais e longas trincheiras. Os edifícios são de pedra e estão densamente construídos.
Nas lendas dos habitantes das montanhas desse país, há informação sobre sete cidades que se encontram acima das nuvens, além disso uma delas foi construída por gigantes e outras seis por pessoas.
Até o momento, apenas dois deles foram encontrados. Yaino é única porque está formada por pedras enormes e pesadas. Os cientistas foram muito surpreendidos pelo método de erosão das estruturas

Estruturas milenares
Não se encontraram rastro de um composto de união entre as pedras. Mas de alguma maneira incrível, os muros sem mantiveram em pé durante vários milênios. Os pesquisadores analisaram a erosão eólica e hibrida, e chegaram à conclusão de que as estruturas têm uns 5.500 anos. ou seja, trata-se da cidade mais antiga encontrada no Peru.
Os edifícios construíram-se seguindo o mesmo princípio: uma camada de enormes blocos que pesavam até 150 tonelada. Sobre ela se colocavam pequenas pedras. Depois vinha uma camada de pedras medianas, novamente pequenas acima, e a continuação se aplicavam blocos megalíticos.
Tendo em conta todos os fatores, o nível de conservação das antigas edificações mais que satisfatório. Mas os fatos assombrosos sobre as ruinas descobertas não acabam por aqui. O material com o que se criaram as construções encontra-se na parte inferior. Ou seja, alguém levantou blocos de mais de 100 toneladas a uma altura de altura de 4.000 metros até o topo do monte Yaina.
Lendas locais de gigantes

Os habitantes locais, que ainda vivem nas proximidades, afirmam que as pessoas nunca construíram essa cidade. Ela foi construída por gigantes. A ciência acadêmica se recusa a reconhecer esses fatos.
Eles geralmente datam a construção entre 400 e 600 d.C., com base em objetos domésticos descobertos das pessoas.
Essas descobertas indicam que as pessoas viviam aqui naquela época, e não que os edifícios foram erguidos. Além disso, os historiadores oficiais não foram capazes de explicar claramente como os habitantes das montanhas, sem instrução, arrastaram blocos e paralelepípedos pesando muitas toneladas até o topo da montanha.
Embora os cientistas supostamente saibam tudo sobre esse monumento cultural e histórico, não há respostas para as principais perguntas. Quem construiu essa cidade e como a construiu é um mistério.
Fonte: Planeta Maldek






Deixe um comentário aqui