No princípio só havia escuridão…

Nesse vazio primogênito surgiram dois mundos: um de fogo, o outro de gelo, que começaram a se expandir lentamente. Quando ambos entraram em contato um pequeno cataclismo cósmico teve logar. Se formaram grandes blocos de gelo e uma densa névoa, parte do gelo se havia liquefeito. Daquela água surgiu Ymir, o colossal pai dos gigantes de gelo, cujo tamanho que nenhum homem poderia chegar jamais a concebê-lo. E ainda maior era a vaca Auoumbla, que também cobria vida da água e amamentou o Ymir com o leite de suas tetas.
Quando o gigantes estava gordo, ficou dormindo e começou a transpirar. De seu braço esquerdo saíram um homem e uma mulher de sua mesma espécie, os quais propagaram a linhagem dos gigantes de gelos. Quando isso sucedia, Auoumbra lambia as rochas salgadas de gelo. Pouco a pouco, foi desenterrando uma figura humana. Era Buri, o ancestral dos deuses, quem teria um filho chamado Bor, quem a sua vez seria pai de Odin Vili e Ve. Esses três deuses entraram em guerra com os gigantes de gelo, aos que derrotaram, matando o colossal Ymir. Com seu cadáver criaram os mares a terra e o céu. Depois de que terminaram sua obra, o universo ficou formado por nove mundos. E esses são os seguintes:

- Muspelheim. Um mundo de fogo cujo calor resulta insuportável, inclusive para os deuses. Em Muspelheim até o ar arde. É a casa dos gigantes de fogo, o mais poderoso dos quais, Surtur, vigia a entrada armado com uma espada flamejante.
- Niflheim. Solitário mundo de gelo eterno, nele brota a fonte que alimenta todos os mananciais do universo. Há dois pulverizadores: Caldeira que ruge e Ondas Geladas.
- Midgard. Literalmente significa “Terra Média”. É o mundo designado aos homens, e no qual vivem também os irmãos. Odin, Vili e Ve criaram o primeiro homem e a primeira mulher a partir de dois troncos que encontram numa praia. Os irmãos, antigos vermes do cadáver de Ymir, saíram espontaneamente da terra e os deuses decidiram então conceder-lhes raciocínio e aspecto humano. Midgard tem forma redonda, e o circula um grande oceano no qual habita uma gigantesca serpente que impede sua inundação rodeando com o corpo.

- Asgard. É a terra na qual moram os Asas, os poderosos deuses comandados por Odin. Vários edifícios maravilhosos se levantam em Asgard, entre os quais destacam Bliskirnir, o castelo de Thor, os salões de Valhalla, local ao qual vão os guerreiros que morrem em combate, e Vingolf, centro de reunião das deusas. Uma ponte com forma de arco-íris flamejante, o Bifrost, comunica Asgard com a terra dos homens. O deus Heimdall o vigia atentamente durante dia e noite.
- Jotunheim. Mundo prisão no qual vivem reclusos os gigantes de gele e os gigantes de pedra. Impenetráveis bosques de ferro e largos rios que nunca se congelam impedem sua fuga
- Vanaheim. É o mundo dos Vanes, deuses da fertilidade e a prosperidade, aos quais os Ases submeteram.

- Alfheim. Encontra-se sobre Midgard e é o local dos elfos da luz.
- Svartlfaheim. Mundo subterrâneo na qual vivem os maléficos elfos da escuridão.
- Hel. Aqui vem parar os mortos que não merecem acompanhar aos deuses em Asgard, digo, aqueles que tem falecido de velho ou por enfermidades. Está situado, sob Midgard, e seu centro o ocupa a ilha Naastrand, sobre a qual se levanta uma grande câmara de tortura que espera aqueles que foram desprezíveis em sua vida. Ao lado se constrói com as unhas dos mortos o Naiafarer Nalfgar, o drakkar com que as hordas do mal assaltaram Asgard um dia, quando chegar o Ragnarok, o fim do mundo tal e como o conhecemos.
Esses nove mundos se ordenam ao longo de Yggdrasil, o cinza sagrado que sustenta o universo. Em suas ramas vive a águia Traga Carroña e também quatro cervos que se comem os remendos brotos da arvore. Esse tem três raízes, que chegam respectivamente até Asgard, Jotunheim e Niflheim, aonde cada uma se alimenta de um manancial. A raízes de Niflheim sobre os ataques do dragão alado Nightog, que rói, sua dura madeira pouco a pouco e de quatro serpentes que envenenam a água que se nutre. Em Asgard. A deusa Urd cura amorosamente as feridas da cinza com uma pomada especial. O manancial de Jotunheim se encontra na cabeça do deus Mimir, ao qual Odin consulta com frequência, pois conhece o passado, o presente e o futuro. Pelo tronco de Yggdrasil sobre e baixa um esquilo, mensageira dos insultos que Traga Carroña e Nightog enviam-se entre eles.
Fonte: https://mysteryplanet.com.ar/site/los-nueve-mundos-de-la-mitologia-nordica/