O olho de Hórus: o verdadeiro significado de um símbolo antigo e poderoso

O olho de Hórus é um dos símbolos mais famosos do Antigo Egito. Conhecido também como Wadjet, crê-se que esse símbolo mágico proporciona proteção, saúde e rejuvenescimento. Devido a seus poderes protetores de grande alcance, o Olho de Hórus era popularmente utilizado como amuleto pelos antigos egípcios, tanto vivos como mortos. Ainda hoje em dia, o Olho de Hórus continua sendo utilizado como símbolo de proteção.

Uma origem dramática: uma história de traição e assassinato

A origem do Olho de Hórus pode se encontrar no mito egípcio dos deuses Seth e Osíris. Os antigos egípcios creiam que Osíris era o rei do Egito, e que seu irmão Seth, ansiava pelo trono. Mediante o engano, Seth conseguiu assassinar seu irmão e se converteu em um novo rei. No entanto, a deusa Isis, esposa de Osíris, conseguiu trazer de novo para a vida o seu marido temporariamente por meio da magia, ficando grávida de Hórus.

Esta rara amostra de escultura de terracota egípcia representa a Isis chorando a morte de Osíris. Nela observamos a figura de uma mulher levantando o braço direito por cima de sua cabeça, num gesto típico de duelo (Museu do Louvre / Domínio público)

O preço da vingança e o sacrifício pela ressurreição

Osíris acabou se convertendo no deus do submundo e Isis criou sozinha o Hórus. Quando Hórus chegou na idade adulto tentou vingar a morte de seu pai. Hórus lotou com seu tio Seth numa série de batalhas e finalmente conseguiu derrota-lo. Durante essas lutas, no entanto, Hórus perdeu um de seus olhos. Segundo uma versão do mito, Seth o arrancou o olho de Hórus, e partiu em seis pedaços e os jogou longe. Numa outra versão o próprio Hórus, o partiu quem se arrancou o olho como sacrifício para ter a sua parte na vida dentre os mortos. Em qualquer caso, o olho perdido de Hórus foi restaurado magicamente por Hathor (considerado muitas vezes, conjugue de Hórus), ou por Thot, deus da sabedoria.

Como o olho de Hórus foi restaurado pela arte de magia, os antigos egípcios creiam que tinha propriedades curativas. Se faziam amuletos desse símbolo utilizando uma ampla gama de materiais, entre eles o ouro, o lápis lazuli e a cornalina, e eram utilizados como joias tanto pelos vivos como pelos mortos.

Antiga escultura do Olho de Hórus (Travis/ Adobe Stock)

Será o olho de Hórus um símbolo mágico?

Curiosamente, o Olho de Hórus não é meramente um símbolo mágico, sendo também um exemplo dos conhecimentos matemáticos adquiridos pelos antigos egípcios. No mito já mencionado, Seth partia o olho de Hórus em seis pedaços. Como símbolo dele, o Olho de Hórus contém seis partes. A cada uma delas se lhe atribui uma fração como unidade de medida, o lado direito do olho é ½, a íris ¼, a sobrancelha 1/8, o lado esquerdo do olho 1/16, a curva em espiral 1/32 e a lagrima 1/64. Essas frações somam 63/64, e a parte que falta representaria os poderes mágicos de Thot ou serviria para ilustrar que nada é perfeito.

Na ortografia hieroglífica do antigo Egito, creia-se que as partes isoladas do símbolo conhecido como “Olho de Hórus” representa diferentes frações. (BenduKiwi/CC BY-SA 2.5)

O significado das diferentes partes do Olho de Hórus.

Cada uma das seis partes do olho de Hórus se correspondem com um sentido diferente. O lado direito do olho é associado com o sentido do olfato, já que é o mais próximo do nariz e se assemelha a esse órgão. No que disser tem o íris representa o sentido da visão, ao passo que a sobrancelha representa o pensamento, já que pode ser utilizada para expressar nossas ideias. O lado esquerdo do olho representa o sentido da audição, já que aponta até o ouvido, e tem a forma de um instrumento musical. O traço curvo se assemelha ao broto de um talo plantando de trigo ou grama. Como representação de um alimento, essa parte do olho de Hórus, se corresponde com o sentido da gustação. Por último, a lagrima representaria o sentido do tato, já que essa parte do olho representa um talo sentido plantado na terra, um ato que implica contato físico e tocar.

Como se utilizado o Olho de Hórus hoje em dia

Ainda que a antiga civilização egípcia chegou ao seu fim, a crença no poder do olho de Hórus seguiu viva, e esse símbolo é utilizando por muitos em nossos dias. Por exemplo, nos países mediterrâneos, os pescadores pintam muitas vezes esse símbolo em suas embarcações para sua proteção. Além disso, muitas pessoas ainda utilizado o olho de Hórus em suas joias para se proteger do mal vontade dos demais. Por outro lado, o Olho de Hórus é também popular entre os ocultistas, assim como entre os teóricos da conspiração, que vem o Olho, não somente como um símbolo protetor, apenas também como um símbolo de poder, agia e conhecimento.

Podemos ver respectivos olhos de Hórus em ambos lados dessa barca tradicional maltesa (Luzzu) ancorada no porto de Marsaxlokk (Malta) (Aníbal Trejo/Adobe Stock).

Imagem de primeira página: Pingente de um Olho de Hórus. Fonte: (Jon Bodsworth/Wikimedia)

Fonte: https://www.ancient-origins.es/noticias-mitos-leyendas-africa/el-ojo-horus-004926

Publicado por Ufologia & Cosmos

Sou analista de sistemas apaixonado pelos estudos da teoria dos antigos astronautas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: