
Com o descobrimento da Civilização do Vale do Danúbio, se chegou a estabelecer um grande legado que deixaram para o resto do mundo. Pois se estima que o sistema escrito que eles manejavam representa o mais antigo de todos os encontrados até agora. Mais antigo que a Mesa de Despilo e as escrituras da Mesopotâmia.

Embora o Vale do Danúbio não ser uma das famosas ou conhecidas, como outras culturas muito mais antigas de todo o mundo, é uma das mais antigas da Europa, que desenvolveu entre os anos 5.500 e 3.500 AC.
Alcance dessa civilização
O Alcance geográfico dessa civilização se localizada na zona conhecida home em dia como os Balcãs. Uma vasta área de terra que se estendia pela Europa, o que se conhece hoje em dia desde Eslováquia até o norte da Grécia (de Norte a Sul), e também cobrindo Romênia até Croácia (de Leste a Oeste).
Os alcances tecnológicos dessa civilização se dizem que foi uma das mais importantes culturas e de maior influência no sudeste da Europa. Essa foi entre as primeiras em desenvolver ferramentas em metal (cobre), tendo uma arquitetura bastante avançada.
Também desenvolveram desenhos e fabricação de alguns moveis e sem dúvida e que mais tem destacado deles, seu sistema de escrita.
Época em que se desenvolveu essa civilização

Já existe claramente a localização geográfica dessa civilização, mas também é importante localiza-la na história. A civilização do Vale do Danúbio e seu desenvolvimento escrita ocorreu durante a Era da Padra, e não se deslumbrava nenhum desenvolvimento maior no resto das civilizações da zona.
Não há dúvida que o mais relevante ou a característica mais resultante dessa civilização é a linguagem encontrada, ainda que há quem diferencia desse conceito de linguagem e sustentem que essa escrita Suméria são simplesmente uma seria de formas geométricas.
Se chega a demonstrar por completo que esse é um sistema de comunicação (linguagem) escrita, estaríamos na presença da representação mais antiga que se pôde conseguir no mundo. Seria muito mais antiga as da Mesopotâmia e na Mesa de Despilo (5360 A. C.).
Troca na História
Esse feito de ter descoberto que esse sistema de escritura dessa civilização é a mais antiga do mundo, troca a história.
Não só há provas que possam suportar isso, também os arqueólogos têm localizada uma grande quantidade de elementos na escritura dessa civilização. Até o momento os arqueólogos têm chegado a conseguir perto de 700 caracteres, todos eles diferentes, quantidade similar no que se localiza nos geoglifos egípcios.