Quatro mitos da criação do homem em distintas culturas: sumérios, egípcios, maias e incas.

Crédito: Ancient-Code / Eddo / Wikimedia commons. – Edição Erick Nielssen.

A criação da humanidade em quarto mitologias do mundo e a história dos deuses criadores Kukulkan, Viracocha, Rá e os Anunnaki.

Quatro histórias de deuses criadores, que muitas vezes realizaram várias provas e até se podia interpretar que usaram uma espécie de engenharia genética. Nas seguintes mitologias se fala da criação do homem as margens do Lago Titicaca, a partir do Olho de Rá, e com a inclusão do DNA dos Anunnaki.

Enki da mitologia suméria

Detalhe do selo de Adda: deuses Anunnaki com Enki ao centro, a figura com correntes de água e peixes (domínio público).

O mito da criação dos sumérios se encontra em tábuas de Nippur. Os Anunnaki eram deuses extraterrestres que vieram para extrair minerais. O Deus Enki propôs criar aos seres humanos para realizar essa função exaustiva.

Enki, como um engenheiro genético, tomou o DNA de um Anunnaki e o mesclou com argila, criando o primeiro homem, quem surpreendentemente, foi levado a um jardim chamado Éden, localizado entro os rios Tigres e Eufrates. Mas adiante, Enki cria a Adapa, uma humanidade melhorada e independente.

Deus Rá da mitologia egípcia

Ilustração egípcia da criação (domínio público).

Logo da criação do mundo a partir de Nun (umas águas escuras do infinito). Rá (Deus do Sol) de origem a Shu (ar, seca) e a Tefnut (humidade). Estas duas entidades dão origem a Geb (Terra) e a Nut (Céu).

Rá então envia um de seus olhos a vigiar o Céu e a Terra. A humanidade chegou a surgir das lágrimas desse olho de Rá. Então o Deus egípcio do Sol, cria as demais divindades e toma forma humana para se converter no primeiro faraó do Antigo Egito.

Tepeu e Kukulkan da mitologia maia

Cortesia: Mitos e Lendas.

No Popol Vuh, Tepeu e Kukulkan são os deuses criadores e antepassados. Ambos deuses criaram a humanidade para preservar sua hereditariedade.

Na primeira tentativa veia a dar vida a uma forma humana feita de frango, mas o experimento fracassou. A segunda tentativa com a madeira também fracassou, devido a uma carência de alma e a que eles, em um momento, já “Não se lembravam de seu Criador, de seu Formador”.

É por isso que o ser de madeira foi aniquilado com um dilúvio. A quarta e a última tentativa nos descrevem fabricados com milho e água. No entanto, os deuses se preocuparam pela perfeição e conhecimento deste quarto ser.

Assim que decidem “põem um manto nos olhos”, se tampando seu conhecimento. Isso seria como proibir comer os frutos da Árvore da Vida e da Árvore da Ciência do Bem e do Mal Antigo Testamento).

Aqui notamos uns tipos de engenharia genética por parte de Tepeu e Kukulkan.

Viracocha da mitologia inca

Viracocha com seus cajados

Viracocha começou sua criação nas margens do Lago Titicaca, onde formou a uns Adão e Eva incas talhados em pedra. Logo colocou o Sol, a Lua e as estrelas sobre a Terra.

A divindade se dirigiu ao norte e desde ali chamou aos seres humanos. No entanto, nenhum compareceu e é por essa desobediência que se sentiu triste e revoltado. Viracocha então envia chuva de fogo sobre a humanidade.

Os humanos se arrependem, assim que Viracocha os perdoa e se dirige a Cusco, onde funda o Império Inca.  Em outra lenda, atrás da destruição, os dois sobreviventes foram Manco Capac e Mama Ocllo, e foram eles que fundaram Cusco.

Conclusão

Esses quatros mitos da criação são o começo dessas grandiosas histórias que falam de deuses formadores de vida.  A da mitologia egípcia se percebe surrealista, mas sempre fala de uns seres tipo alienígenas que inclusive, mesclaram seu sangue para formarmos como na mitologia suméria). Será mais que mitos? Teriam criados esses povos distintos?

Fonte: https://codigooculto.com/2019/12/cuatro-mitos-de-la-creacion-del-hombre-en-distintas-culturas-sumerios-egipcios-mayas-e-incas/

Publicado por Ufologia & Cosmos

Sou analista de sistemas apaixonado pelos estudos da teoria dos antigos astronautas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: