Estátua nunca antes vista é encontrada no Camboja

No Camboja, se tem encontrado uma estátua magnifica, mas misteriosa em uma área florestal em um parque nacional. A estátua é de uma criatura mítica conhecida como Makara. Esse descobrimento não se parece a nada mais que se tem encontrado antes e se espera que atire luz sobre a cultura do Camboja antes do surgimento do Império Khmer (800 DC à 1431 DC).

A assombrosa figura esculpida foi encontrada no Parque Nacional Phmon Kulen, que se encontra na província de Siem Reap. Essa área tem muitos templos importantes, e a área ocupa um lugar especial na história do império Khmer. O achado foi realizado por um artesão local, Chhim Samrithy de 39 nos, quem declarou que, “Normalmente caminho pelo bosque para buscar alguns objetos únicos e sagrados e de repente vi essa estatua rara” reportou a Archeology News Network. Encontrou-se com uma cabeça enorme que havia sido talhada em rocha e imediatamente contatou as autoridades locais.

Os funcionários do Ministério do Meio Ambiente do Camboja inspecionam a estátua de Makara, (Ministério do Meio Ambiente / Khmer Times)

Escultura antiga Makara

Aos funcionários e arqueólogos que lhe mostrou a localização do achado e começaram a examinar o objeto e seu contexto. Só se encontrou a parte da cabeça da estátua e parece que falta a maior parte do corpo. A cabe é considerável: aproximadamente 6 pés (2,14 metros) de comprimento e 3 pés (1 m) de altura. Chhim Salmirithy e outros começaram a buscar as peças faltantes da escultura. No total, se encontraram umas 13 peças do corpo da escultura. Os especialistas estimam que a figura data do século VI dC, em algum momento antes da fundação do Império Khmer, mais conhecida por sua assombrosa capital, Angkor Wat.

A haviam feito talhando pedra arenito e a cabeça, todavia está em boas condições. O diretor do Departamento provincial do Meio Ambiente, Sun Kong, disse ao Khmer Times que “ainda não temos movido a estátua das partes do corpo ou escavado a cabeça do sitio”. Se tem ordenado aos funcionários do parque que vigiem o sitio até que os pesquisadores possam investigar mais ao fundo e que protejam o sitio de saqueadores e ladrões.

A estátua até agora não se tem deixado o sitio (Ministério do Meio Ambiente / Khmer Times)

Makara – Fera marinha mítica

Os especialistas identificaram rapidamente a estátua como uma representação de Makara, uma criatura marinha mítica, que frequentemente aparece na literatura védica índia. Muitas vezes foi montado pelo deus do mar hindu. Makara, que geralmente se representa com uma cabeça de crocodilo, por vezes simboliza o intelecto. A lendária criatura o tempo todo se usava para ilustrar como a razão pode vender os receios.

As estátuas de Makara são muito comuns em muitas partes do sul e sudeste da Ásia. Muitas vezes se encontram na entrada dos templos hindus e budistas e são um símbolo de autossuficiência. Na astronomia índia, um Makara é por vezes o símbolo de Capricórnio e representa o espirito inquieto dos Capricórnios.

A escultura da criatura mítica da lenda hindu em Camboja é evidencia da profunda influência da cultura índia na região. Os comerciantes e missionários índios levaram o hinduísmo e o budismo ao que hoje é o Camboja, desde aproximadamente o 200 a. C. Isso julgou um papel importante no desenvolvimento das sociedades locais e mais tarde no estabelecimento do Império Khmer.

Misteriosa estátua de Makara

Archeology News Network cita o Sr. Kong dizendo que, “segundos os especialistas essa estátua de animais de Makara é uma que nunca temos visto antes”. Além de, não há evidencia de nenhum templo ou santuário na área. Geralmente, as representações de Makara só se encontram em sítios sagrados ou verdadeiros. Parece que a estátua foi talhada em uma rocha em meio a uma área desabitada, por razões que não se conhecem. A misteriosa Makara ainda pode atirar luz sobre a sociedade da antiga Camboja que precedeu a aparição dos Khmers.

O achado está sendo tratado como um dos grandes no Camboja. Também está demonstrando o potencial arqueológico do Parque Nacional Phnom Kulen. Long Kosal, um porta-voz da Autoridade Apsara declarou que se a pessoa no parque “encontrar objetos antigos, informar as autoridades para que se realizem investigações para preservá-los para as gerações futuras” segundo o Khmer Times.

Se esperam mais estudos do sitio, assim como esforços para preservar a notável estátua para as pessoas do Camboja.

Imagem de primeira capa: estátua de Makara encontrada no Parques Nacional Phnom Kulen: Fonte: Ministério do Meio Ambiente / Khmer Times.

Fonte: https://www.ancient-origins.es/noticias-historia-arqueologia/makara-005840

Publicado por Ufologia & Cosmos

Sou analista de sistemas apaixonado pelos estudos da teoria dos antigos astronautas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: