Os Luvitas, civilização antiga da Anatólia (História oculta)

Esquerda: Gravura de uma divindade luvita. Direita: imagem referencial de antigos guerreiros da Anatólia (domínio público).

Os luvitas: uma esquecida civilização dos anos 2000 a.C.. Podiam relacionar-se com Tróia e ter formado partes dos misteriosos Povos do Mar.

O povo dos luvitas se desenvolveu no oeste de Anatólia (atual Turquia) na Idade do Bronze (segundo milênio a. C.). É uma civilização bastante desconhecida, com uma história oculta que necessita maior investigação. Tiveram um sistema de escrita séculos antes dos gregos micênicos. Historiadores pensam que os luvitas haviam sido parte dos misteriosos Povos do Mar que destruíram países do Mediterrâneo. Assim mesmo, poderiam estar relacionados com Tróia, a cidade da Ilíada.

Também são conhecidos como loiros aramaicos ou sírios-hititas. Tem sidos ofuscado por outros países que rodeavam o Mar Egeu entre Grécia e Turquia, como os gregos micênicos e ciclônicos (e os hititas da Anatólia central). A linguagem luvita é bastante conhecida, com escritura cuneiforme e hieróglifos únicos.

Gravuras luvitas. Esquerda: Kubaba, deusa luvita. Direita: Teshub, uma divindade e o rei Warpalawas. Crédito: Homonihilis / Klaus-Peter Simon / Wikimedia common.

Necessita-se um estudo arqueológico maior sobre os Luvitas

Seus antigos territórios necessitam serem escavados por arqueólogos de maior escala. Uma grande parte do conhecimento vem de 33.000 documentos provenientes de Hattusa (antiga capital do Império hitita).

Mapa da região onde se falava a linguagem luvita na Idade do Bronze. Crédito: luwiansstudies.org

Há bastante informação sobre os hititas, seus vizinhos da Anatólia, mas não se há muita informação sobre os reinos do oeste da Anatólia, onde se falava o idioma luvita em sua maioria. Há 4.000 anos, o este de Anatólia estava dividido em 24 reinos aproximadamente.

Associados com Tróia?

Muitos historiadores dividam da existência de Tróia. No entanto, agora se estabelece que a cidade mítica estaria em Hisarlik, no noroeste da Turquia, sendo uma cidade fortificada que foi destruída pouco depois de 1200 a. C.

Pintura do Cavalo de Tróia durante a guerra de Tróia, a como se narra na Ilíada (domínio público).

O historiador Trevor Bryce, especialista em história hitita, considera que Tróia talvez ter sido uma cidade luvita:

“Um grande número de assentamentos da Idade do Bronze na Anatólia ocidental provavelmente foram estabelecimentos. Estabelecimentos como Apasa, antecessor do Éfeso clássico, Beycesultan, e possivelmente Tróia VI.

Teriam sido os mesmos Povos do Mar?

Parte da história oculta está na possibilidade que os luvitas haviam sido os mesmos Povos do Mar. Foram um grupo de povos da Idade do Bronze que navegavam pela costa oriental do Mar Mediterrâneo. Eles atacaram Egito nos anos 1200 a. C. e também outros países do Mediterrâneo oriental.

Mapa que mostra o movimento dos Povos do Mar e o chamado colapso da Idade do Bronze. Crédito: Lommes / Wikimedia commons

Em inscrições egípcias desse século, se menciona uma aliança de estrangeiros, formando um novo poder político e militar no oeste da Anatólia. Esta aliança resultava ameaçador parra outros estados e já estabelecidos na região.

Segundo inscrições no templo de Luxor, os Povos do Mar eram vizinhos dos hititas no oeste os mesmos estados luvitas. Na mesma época e região.

Todavia há muito mistérios em quanto a história oculta dos luvitas da Anatólia, uma história não explorada. Parece que se puderam ter sido os mesmos Povos do Mar. Sua relação com Tróia necessita de um estudo maior, mas a extensão desses estados livres luvitas indica que sim, puderam ter formado parte da mesma cultura.

Fonte: https://codigooculto.com/2020/01/luvitas-antigua-civilizacion-desconocida-anatolia-historia-oculta/

Publicado por Ufologia & Cosmos

Sou analista de sistemas apaixonado pelos estudos da teoria dos antigos astronautas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: