Autor: John Syrigos                         Tradução: Rafael Barros

Sudeste da Turquia, há 12.000 anos.

Nessa época, pelo menos de acordo com nosso entendimento atual, caçadores-coletores se deslocavam pela terra, caçando animais agora extintos, como o mamute, e coletando plantas silvestres para sobreviver.

O céu noturno estava limpo e repleto de estrelas que nossos ancestrais teriam observado cuidadosamente ao longo do tempo. Será que eles teriam usado seu conhecimento para criar um registro em pedra que resistisse ao teste do tempo? Um disco que descrevesse um evento cataclísmico de seu próprio passado, assim como qualquer coisa que pudesse alertar sobre eventos perigosos futuros?

Göbekli Tepe é um sítio arqueológico fascinante que está mudando nossa compreensão da história humana primitiva e causando muita especulação sobre o que nossos ancestrais pareciam saber. Será que as esculturas de Göbekli Tepe seriam um antigo mapa estelar que pudesse advertir sobre um evento como o impacto de um asteroide ou a mudança climática?

O descobrimento de Göbekli Tepe

Os notáveis espaços circulares de Göbekli Tepe, que mostram o sofisticado planejamento arquitetônico que precede Stonehenge em 6.000 anos. Fonte: Wikipedia

Göbekli Tepe, comumente conhecido como o templo mais antigo do mundo, foi descoberto na década de 1990 (Schmidt, 1995) pelo arqueólogo alemão Klaus Schmidt. Localizado no topo de uma colina perto da atual cidade de Şanlıurfa, na Turquia, datado de em torno de 9600 a.C.

O que isso significa? Bem, ele é cerca de 6.000 anos mais antigo que Stonehenge e é anterior ao sedentarismo da agricultura.

Por que isso é incrível?

Podemos ver que há enormes pilares em forma de T que se encontram em espaços circulares, com alguns pilares de até 6 metros de altura e 10 toneladas de peso. A característica mais marcante do sítio é que os pilares são esculpidos com animais como raposas, abutres, escorpiões e javalis, juntamente com símbolos abstratos que parecem saltar da pedra com significado.

Fonte: Ancient Origins

Deixe um comentário aqui

Tendência