Autor: Planeta Maldek                                Tradução de: Rafael Barros

Hoje vamos abordar a região de Cydonia, nas proximidades da famosa face de Marte, onde uma gigantesca pirâmide pentagonal parece estar erguida a poucos quilômetros dela. Se compreendermos que esta construção tem medidas que ultrapassam o acaso matemático e estudarmos como cada um dos elementos parece estar a formar uma espiral dourada baseada no número pi (1.61803399), podemos chegar à conclusão de que este complexo arquitetônico é uma verdadeira demonstração de conhecimento científico.

Vamos contextualizar:

Encontrasse na planície de Cydonia Mensae a 33ºN e 13ºW, entre Acidalia Manitia e Arabia Terra. Em 25 de julho de 1975, a sonda Viking fotografou esse local do planeta Marte buscando vestígios de rios e formações montanhosas que indicam atividade geológica e vulcânica. A mencionada sonda foi lançada em 20 de abril de 1975 a bordo do foguete Titan 3E do complexo de lançamento 41 em Cabo Canaveral, Flórida.

As três fotografias que deram origem as especulações sobre Cydonia foram as fotografias: 35A72, 70A11 e 70A13. No início, parecia que estávamos diante de uma pareidolia, uma forma que o nosso cérebro identifica como algo próximo de um rosto numa região montanhosa. Essas são as imagens de uma polêmica que nunca será encerrada até que, num futuro próximo, um gigantesco helicóptero da NASA sobrevoe a área a uma altitude de 1000 metros.

Cydonia, la mítica ciudad abandonada en Marte
Imagem 01

Os estudos da área foram complementados por análises efetuadas pelos pesquisadores Vincent di Pietro e Gregory Molenaar, ambos cientistas do Goddard Space Flight Centre. A sua modelação tridimensional foi particularmente interessante para compreender o que estávamos estudando em Marte.

A primeira coisa que vamos fazer é concentrarmo-nos no rosto. Depois da passagem da sonda Viking em 1998, a sonda Mars Global Surveyor passou novamente e a imagem que foi apresentada ao público foi a seguinte:

Poderia pensar-se que, na conferência de imprensa que a NASA deu em seguida, no Jet Propulsion Laboratory, para encerrar o assunto, o mistério estava definitivamente resolvido. Mas vários pesquisadores, incluindo alguns da empresa Meta Research, desde então estigmatizada, aventuraram-se a dizer que, mesmo assim, a figura era artificial. Com base em quê? Na simetria. Uma simetria bilateral altamente improvável que definia todos os traços da figura.

Cydonia, la mítica ciudad abandonada en Marte
Imagem 02

Os cálculos da famosa Face Norte revelaram que a simetria era praticamente impossível devido às dimensões da estrutura, que se estende por dois quilômetros sobre o solo. Dois mil metros de simetria. A proporção áurea também apareceu nos cálculos desta face de Marte.

O estudo da face de Marte que foi apresentado também alertava para o fato da fotografia apresentada não ser real. Tinha sido aplicado um filtro que retirava todos os elementos da fotografia de um só vez. Segundo o estudo, a apresentação era incompleta e tendenciosa.

Mas… talvez o mais interessante seja estudar o que estava ao redor deste suposto rosto. As imagens das sondas da NASA mostravam uma paisagem de sonho. O impossível. Construções erguidas no meio do nada com ligações entre si.

Vamos nos concentrar no elemento mais misterioso de todo o complexo. A suposta pirâmide pentagonal, semienterrada e desmoronada no seu lado Leste, mas perfeitamente visível. Aqui está uma comparação entre a fotografia de 1975 (na imagem) e a de 1998 (fotografia principal), que também foi alterada para evitar mostrar os detalhes e as formas.

Ao observar essa pirâmide, podemos entender a maravilho que toma forma diante dos nosso olho. Uma figura pentagonal com os dois lados inferiores iguais, sendo diferente dos lados superiores que seriam idênticos entre eles.

Cydonia, la mítica ciudad abandonada en Marte
Figura 3

Essas geometrias incluíam também alguns estranhos monólitos ou dólmenes, aparentemente espalhados pela planície onde o complexo de Cydonia foi construído.

Outros estudos, também fascinantes e sugestivos, que estudaremos no futuro em ufopolis com mais intensidade, têm a ver com uma possível rede subterrânea no complexo de Cydonia. As marcações das entradas e saídas estariam relacionadas com as principais estruturas daquela área.

A proporção áurea também aparece no complexo de Cydonia, demonstrando o carácter científico dos seus criadores.

Foi Cydonia uma cidade habitada há milhares ou milhões de anos? é possível que Cydonia tenha sido destruída por um sangrento cataclismo?

Fonte: Planeta Maldek

Fonte original: Ufopolis

Deixe um comentário aqui

Tendência