Autor: Planeta Maldek                     Autor: Rafael Barros

Um antigo texto de 5.000 anos descreve a construção de foguetes de vários estágios. Se a milhares de anos já possuíam tecnologia suficiente para o lançamento de foguetes. Esse é o manuscrito Sibiu.

O manuscrito Sibiu, descoberto em 1961, é uma coletânea de aproximadamente 450 páginas que incluem, entre outros coisas, detalhes sobre foguetes de três estágios e voos tripulados.

A maioria de nós ignora que existem inúmeros manuscritos antigos espalhados por todo o globo que descrevem, o que muitos consideram feitos improváveis do passado.

O que você diria se lhe dissesse que existe um antigo manuscrito que data de aproximadamente 5.000 anos e descreve foguetes com combustíveis líquidos, de vários estágios e inclusive foguetes tripulados

Diria que estaria louco e que são notícias falsas, mas esse manuscrito existe.

Manuscrito Sibiu

Em todo o caso, o manuscrito de Sibiu é real e descreve – entre outras coisas – combustível líquido e foguetes de vários estágios, e foi oficialmente publicado no século XVI, embora muitos acreditem que foi escrito usando textos mais antigos.

Manuscrito Sibiu
Manuscrito Sibiu

O manuscrito Sibiu foi encontrado em 1961 por Doru Todericiu, professor de Ciência e Tecnologia da Universidade de Bucareste. O manuscrito continha mais 450 páginas que foram recuperados da cidade de Sibiu, Romênia

Para surpresa de Todericiu, o antigo texto estava recheado de desenhos e dados técnicos sobre artilharia, balística, e descrições detalhada de foguetes de vários estágios

Conhecido desde então como o manuscrito Sibiu, acredita-se que foi escrito por Conrad Haas entre 1550 e 1570.

Crê-se que Conrad Haas era um engenheiro militar que trabalhava para o Reino da Hungria e o Principado da Transilvânia

As origens do antigo manuscrito não são claras, tal como as do seu autor, que, segundo os historiadores, teria nascido na Áustria ou na Transilvânia e chegou a ser chefe do arsenal do Império Austríaco durante o reinado de Fernando I.

Diferente tipo de armas

O manuscrito Sibiu, escrito inteiramente em alemão, é um manual teórico sobre a construção de diferentes tipos de armas, incluindo – pela primeira vez na história – tecnologia de foguetes de vários estágios. Inclui também detalhes sobre a combinação de fogos de artifício com armas, design da barbatana de asa delta, bem como a criação de misturas de combustíveis utilizando combustível líquido.

Manuscrito Sibiu
Manuscrito Sibiu

Se Haas conseguiu ou não utilizar os seus projetos e colocá-los em prática permanece um mistério, mas há quem afirme que um foguete foi lançado em Sibiu em 1550, mas não há provas documentais para apoiar essas afirmações.

Sabemos pela história que Johann Schmidlap, um pirotécnico bávaro do século XVI e pioneiro dos foguetes, foi o primeiro a fazer experiências com foguetes de duas e três etapas, por volta de 1590.

Antes da descoberta do manuscrito de Sibiu, os primeiros detalhes de um foguete de três estágios foram atribuídos a Kazimierz Siemienowicz, um especialista polaco em artilharia, que publicou detalhes sobre foguetes no seu tratado Artis Magnae Artilleriae Pars Prima, de 1650.

Conrad Haas anotou no seu manuscrito algumas frases interessantes em que discute a utilização militar dos foguetes:

“Mas o meu conselho é que haja mais paz e menos guerra, deixando as armas guardadas em silêncio, para que a bala não dispare, a pólvora não arda nem se molhe, para que o príncipe mantenha o seu dinheiro, o dono do arsenal a sua vida; esse é o conselho que dá Conrad Haas”.

Fonte: Planeta Maldek

Deixe um comentário aqui

Tendência